21/11/2022
As informações ficaram a cargo do o cirurgião geral, ginecologista e obstetra Dr. Odimar Oliviera, que há mais de quarenta anos tem acompanhado pacientes.
As campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, de prevenção ao câncer de mama e próstata, respectivamente, são desenvolvidas em conjunto ao longo do bimestre no IGA. Em 2022, o ponto alto foi a palestra no dia 18 de novembro a toda a equipe do Instituto.
As informações ficaram a cargo do o cirurgião geral, ginecologista e obstetra Dr. Odimar Oliviera, que há mais de quarenta anos tem acompanhado pacientes, avaliado causas, sintomas, tratamentos e consequências do câncer de mama. Para os homens, o objetivo maior foi desmistificar preconceitos acerca do exame de toque e fazer com que percam a vergonha de procurar um profissional de saúde.
O câncer mata milhares de pessoas todo ano no Brasil. O câncer de mama é responsável pela segunda maior causa de morte entre mulheres no país.
Entre os homens, o câncer de próstata é o segundo mais comum no Brasil, e milhares morrem anualmente por não realizarem os exames preventivos, seja por vergonha ou falta informação. Odimar destacou que 44% dos homens brasileiros nunca se consultaram com um urologista. “Isso precisa mudar. Homens e mulheres têm o dever e a responsabilidade de se cuidar.”, declara.
Impressões
Assistente Administrativa e Financeira do IGA, Anna Paula da Silva Souza acredita que a palestra foi de suma importância para abordagem e esclarecimento em relação ao câncer de mama que atinge milhões de mulheres no ano. “Serviu para reforçar quais cuidados que nós precisamos ter para prevenir e identificar um possível diagnóstico precoce, além de nos orientar sobre como realizar o autoexame e da importância da prática de atividades físicas e uma boa alimentação”, comenta.
Valdonei Lima da Silva é auxiliar de pesquisa agrícola. O profissional conta que seu pai se encontra em tratamento contra um câncer de próstata, e que isso mudou muito sua forma de pensar. “Meu pai realmente sofre de câncer de próstata e eu não tenho como fazer nada. Só Deus sabe como está meu coração ao lembrar do meu pai”, diz. Valdonei acredita que as palestras fazem com que se mude a atitude e modo de pensar acerca da doença, e que o preconceito é muito grande.
As campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul movimentam governos e instituições sociais em todo o país. Há alguns anos, o IGA desenvolve ações educativas sobre a importância dos exames de prevenção contra o câncer, seu diagnóstico e tratamento.
A iniciativa é uma promoção do Projeto de Sustentabilidade para o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que desenvolve um trabalho com seus colaboradores a fim de esclarecer e alertar para o risco destes tipos de câncer, como se prevenir e como se tratar, afinal, cuidar da saúde é um ato de responsabilidade.
A iniciativa tem apoio do Banco Sicredi de Goiânia e do sistema Sankhya.