Encontro serviu para avaliar e realizar uma “auditoria” conjunta com todos os profissionais do IGA.
Na última reunião dos treinamentos do Programa de Gestão de Qualidade 5S no Instituto Goiano de Agricultura (IGA), foram avaliadas as ações referentes aos 3 primeiros S: descarte, organização e limpeza. O encontro realizado no último dia 9 serviu para avaliar e realizar uma “auditoria” conjunta com todos os profissionais do IGA. Os colaboradores foram divididos em grupo e partiram para o campo, para checar e fotografar todas as ações implementadas desde o início da formação em 5S.
Conforme a consultora Márcia Schwening, estes três pilares exigem “colocar a mão na massa e fazer as mudanças necessárias”. “O foco do último encontro foi implantar o processo de melhoria contínua. Assim, todas as ações anteriores foram passadas a limpo, de forma que pudéssemos perceber o que ainda precisava ser melhorado, aprimorado e aperfeiçoado”, explica Márcia. As equipes trouxeram sugestões de melhoria de suas áreas, com foco na produtividade, eficiência, comunicação e redução de desperdício.
Edimilson José Lopes é operador de máquinas no IGA e, para ele, o treinamento tem sido muito bom, sobretudo acerca da limpeza e manutenção das máquinas. “Pude desenvolver um olhar clínico e perceber detalhes nos maquinários que precisavam de cuidados, o que eu não via antes”, conclui.
Para o analista de pesquisa e desenvolvimento agrícola Luiz Gustavo dos Santos, os treinamentos o fizeram perceber e eliminar alguns erros que ocorriam no seu trabalho. “Isso foi muito interessante para pontuarmos o que poderia melhorar. Fizemos uma nova demarcação e organização de armários e do lay out do nosso departamento, o que já trouxe resultados práticos no dia a dia”, resume.
Os próximos S (padronização e disciplina) vão além de mudanças a serem feitas, e envolvem também o aspecto comportamental, o que significa criar e manter novos hábitos e rotinas dentro e fora do ambiente de trabalho.
O Programa 5S é implementado como um plano estratégico em que as melhorias vão conduzindo à excelência e a uma certificação de qualidade.
O programa é prático e 100% aplicável e gera resultados, pois tem a capacidade de provocar mudanças comportamentais. O modelo teve origem no Japão, onde os 5S significam Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização) e Shitsuke (disciplina).