O programa é implementado como um plano estratégico em que as melhorias vão conduzindo à excelência e a uma certificação de qualidade.
O Instituto Goiano de Agricultura (IGA) lançou seu programa de Gestão de Qualidade 5 S, visando aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza, padronização e disciplina. Os princípios para alcançar a melhoria contínua se assemelham aos do crescimento humano e profissional. Este programa 5 S é implementado como um plano estratégico em que as melhorias vão conduzindo à excelência e a uma certificação de qualidade.
O programa é prático e 100% aplicável e gera resultados, pois tem a capacidade de provocar mudanças comportamentais, conforme explica a consultora Márcia Schwening, responsável pela aplicação da iniciativa. Ela explica que o modelo teve origem no Japão, e que os 5 S significam Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização) e Shitsuke (disciplina).
Para a pesquisadora em Fitopatologia do IGA, Lais Fernanda Fontana, o modelo 5 S tenta mostrar o que é possível ser melhorado para, entre outras coisas, diminuir desperdícios e otimizar resultados. Lais destaca que a metodologia possibilita que cada colaborador possa, por si mesmo, identificar os comportamentos aptos a melhorias e provocar as mudanças necessárias. “Isso pode nos tornar pessoas mais organizadas e com melhor planejamento no trabalho e na vida pessoal também”, afirma.
O primeiro passo é eliminar o que não é útil, ter um ambiente de trabalho limpo e organizado, ter processos padronizados e ter disciplina de seguir os padrões no dia a dia. “Isso tudo vai nos ajudar a ser mais eficientes e também a viver melhor”, resume.
O analista de pesquisa e desenvolvimento agrícola do IGA, Leandro Spíndola, destaca a possibilidade de se desenvolver um olhar mais atento ao local de trabalho e aos processos. “Em uma primeira reunião, já podemos identificar elementos desnecessários ao trabalho, coisas que em nada contribuem”, frisa. Leandro espera otimizar seu trabalho, fazendo mais, melhor e com menor desgaste.
A auxiliar administrativa Raynara Lucena evidencia a interação de toda a equipe em enxergar e pontuar onde há desperdícios e onde se deve melhorar. “Espero que, com esse trabalho, cada um consiga enxergar sua falha, melhorar e fazer a sua parte”, diz. Raynara acredita que o programa terá resultados positivos nas áreas administrativa e técnica/operacional.
Para o diretor executivo do IGA, Dulcimar Pessatto Filho, a introdução de técnicas e mecanismos de melhoramento, monitoramento e avaliação da gestão é um fator essencial para quem busca trabalhar com eficiência, qualidade e sustentabilidade. “Hoje, estes fatores são diferenciais no mercado, pois têm resultados dentro e fora do Instituto”, avalia. Para Dulcimar, a melhoria no ambiente de trabalho, o alinhamento de toda a equipe com cada processo laboral, a gestão do tempo e o planejamento corretos têm resultados que ultrapassam o âmbito institucional e refletem no produtor e na sociedade.
A implantação do Programa 5 S contará com cinco reuniões práticas com toda a equipe, em que irão implantar estratégias para melhoria, organização e manutenção da qualidade dos produtos e serviços oferecidos no IGA. A próxima reunião ocorrerá no dia 22 de abril, quando será abordado o conceito Seiton (organização).