
12/12/2022
Prestação de contas e orçamento para 2023 entraram na pauta das assembleias.
Agopa e IGA realizaram suas assembleias gerais na sexta-feira, dia 9 de dezembro, na Casa do Algodão. O momento marcou a despedida do presidente Carlos Alberto Moresco, após seis anos à frente das duas instituições. Moresco será sucedido por Haroldo da Cunha, que já presidiu a Agopa e, pela primeira vez, assumirá o comando do IGA.
Em pauta, a prestação de contas referente ao ano calendário 2022 da Agopa e do Laboratório de Classificação Visual e Tecnológica da Fibra de Algodão. Também foi apresentado o orçamento para 2023, tanto da Agopa quanto para o Laboratório. A pauta incluiu ainda o orçamento de projetos que serão apresentados ao Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), englobando treinamentos, serviços de informação de mercado, e serviços de extensão. A diretoria deliberou que o valor do serviço de análise de amostras de algodão para o ano calendário 2023 será verificado e decidido na assembleia a ser realizada em abril de 2023. Por sua vez.
As prestações de contas e orçamentos foram aprovadas por unanimidade.
Diretor executivo, Dulcimar Pessatto Filho apresentou a previsão da área plantada para a safra de 2022/2023, que será aproximadamente de 28 mil hectares. A área mantém o patamar da safra 2021-2022, que foi de 27.402 hectares.
Para o presidente que se despede, Carlos Alberto Moresco, o período foi de fortalecimento de laços institucionais e pessoais. “Foi uma experiência gratificante por ter construído boas amizades e realizado um trabalho bem avaliado por todos. Espero que a Agopa e o IGA continuem sendo referências no mercado. Demos visibilidade, alcançando novos níveis de profissionalismo, e espero que essas instituições se mantenham abertas a novas ideias dentro de um mercado bastante dinâmico”, frisa
IGA
A eleição da nova Diretoria do IGA também foi o cerne da Assembleia Geral do Instituto. Antes, todavia, foi apresentado o resumo detalhado da prestação de contas parcial do atual Conselho Diretor, referente ao ano calendário 2022, visando conceder transparência dos dados fiscais, financeiros e operacionais do IGA para os associados. Também foi apresentado o resultado financeiro e contábil do IGA referente ao ano de 2022.
Com base no resultado da safra 2021/22, foram apresentados os dados comparativos das receitas das safras 2019/2020, 2020/2021 e 2021/2022, com demonstração dos resultados relativos aos eventos realizados, receitas e despesas do laboratório de análise do IGA, além dos trabalhos técnicos-científicos, arrendamentos de áreas e áreas demonstrativas. O demonstrativo referente a plantio de Soja, Milho, Algodão e Feijão também foi apresentado, assim como o Desempenho Operacional Safra 2021/2022, com os números de experimentos realizados na safra 2021/2022; o número de protocolos por área do conhecimento; números de protocolos por área específica da safra; e o número de protocolos por cultura.
As Circulares Técnicas emitidas no ano de 2022, o aplicativo do IGA desenvolvido para estreitar a relação com os associados, o rol de eventos técnicos realizados pelo IGA no ano de 2022 também foram expostos. O Relatório Anual de Gestão do exercício de 2022 e a Proposta Orçamentária para o IGA para o ano calendário 2023, com estimativa de receitas e despesas para o referido exercício também entrou em pauta. Ainda sobre o orçamento para o ano 2023, foi apresentado o desempenho operacional estimado para a safra 2022/2023, destacando as questões financeiras (receitas e despesas), a atividade de campo estimada, os projetos técnicos em execução, o rol de clientes e parceiros do IGA e o Plano Diretor de Pesquisa Safra 2022/2023. O orçamento teve aprovação unânime e os participantes demonstraram otimismo em relação ao planejamento operacional e financeiro do IGA para o ano de 2023.
Para o novo presidente, Haroldo da Cunha, a Agopa e o IGA já mostraram seus potenciais e podem contribuir cada vez mais no suporte aos produtores rurais. “A cada dia nos aproximamos mais dos agricultores e oferecemos respostas às suas principais demandas no que cabe a estas duas instituições. O caminho é fortalecer esses laços e propor projetos cada vez melhores”, orienta.
A nova Diretoria da Agopa para o biênio 2023-2024 é a seguinte:
Presidente – Sr. Haroldo Rodrigues da Cunha;
Vice-presidente – Sr. Carlos Alberto Moresco;
Vice-presidente – Sr. Marcelo Jony Swart;
1º Secretário – Sr. Marcelo Peglow;
2º Secretário – Sr. Gabriel Bindewald Schlatter;
1º Tesoureiro – Sr. Paulo Kenji Shimohira;
2º Tesoureiro – Sr. Cassio Sitta;
Diretor Executivo – Sr. Dulcimar Pessatto Filho.
CONSELHO FISCAL
Titulares: Morelos Thiago Verlage Mesquita, Sandra Marina Paschoaletti e Roland van de Groes;
Suplentes: 1º Suplente – Luiz Renato Zapparoli; 2º Suplente – Rogério Vian; e 3º Suplente – Dalmo Sávio Martins Pereira.
CONSELHO CONSULTIVO
Adair Marques dos Santos, Paulo Kenji Shimohira, Marcelo Jony Swart, Luiz Renato Zapparoli e Carlos Alberto Moresco.
NÚCLEOS REGIONAIS
Núcleo Palmeiras de Goiás, Turvelândia e Britânia, Sr. Antônio Rondon Pereira Lima.
Núcleo de Rio Verde, Caiapônia e Montividiu, Sr. Marcelo Jony Swart.
Núcleo Chapadão do Céu, Sr. Ronan Barbosa Garcia Júnior.
Núcleo Itumbiara, Goiatuba e Morrinhos, Sr. Leonardo Tadashi Mano Shimohira.
Núcleo Cristalina e Luziânia, Sr. Morelos Thiago Verlage Mesquita.
Núcleo Mineiros, Jataí e Perolândia, Sr. Volmir Antônio Maggioni.
A nova Diretoria do IGA eleita para o biênio 2023-2024 é a seguinte:
Diretor Presidente - Haroldo Rodrigues da Cunha;
1º Vice-Presidente - Carlos Alberto Moresco;
2º Vice-Presidente - Marcelo Jony Swart;
1º Secretário - Marcelo Peglow;
2º Secretário - Gabriel Bindewald Schlatter;
1º Tesoureiro - Paulo Kenji Shimohira;
2º Tesoureiro - Cassio Sitta.
CONSELHO FISCAL
Conselheiros efetivos
Morelos Thiago Verlage Mesquita;
Sandra Marina Paschoaletti;
Roland van de Groes.
Conselheiros suplentes
1º SUPLENTE Luiz Renato Zapparoli.