
23/09/2022
O IGA apresentou quatro estudos desenvolvidos em seu campo experimental, trazendo a performance de produtos químicos e biológicos no manejo de doenças e pragas nas culturas da soja e algodão.
A sexta-feira, 23 de setembro de 2022, marca o último dia do VI Congresso Brasileiro de Fitossanidade (Conbraf). Realizado pela UFG e Unesp, o evento tem o Instituto Goiano de Agricultura (IGA) como patrocinador e com a apresentação de trabalho. Ao todo, O IGA apresentou quatro estudos desenvolvidos em seu campo experimental, trazendo a performance de produtos químicos e biológicos no manejo de doenças e pragas nas culturas da soja e algodão.
Este é o foco do evento: a proteção de plantas com uso de produtos químicos e biológicos, agricultura digital e tecnologia de aplicação. Para o pesquisador trainee do IGA, Leandro Spíndola, as novidades a respeito do manejo fitossanitário das culturas serão bem aproveitadas no instituto, assim como informações acerca da importância na utilização de adjuvantes, eficiência de bioinsumos no manejo de pragas, doenças e plantas daninhas.
As novidades relativas à agricultura de precisão 4.0 também chamaram a atenção, frisa Leandro, com tecnologias que auxiliam no monitoramento e manejo da lavoura. “As tecnologias para o campo avançam muito rápido, e precisamos sempre estar atualizados”, comenta.
Ao todo, cerca de 400 participantes ocuparam o espaço no último dia do Conbraf. São técnicos, acadêmicos e consultores ligados no que há de mais moderno para a agricultura.
A programação do último dia do evento debate a agricultura 4.0, com as palestras “Agricultura digital no diagnóstico e prognóstico fitossanitário”, “Inteligência artificial na agricultura”, “Tecnologias embarcadas e máquinas autônomas” e “Inovações na aplicação por sensoriamento remoto e pulverizadores”. O encerramento conta com a entrega dos prêmios aos melhores trabalhos apresentados.