
27/09/2022
Carlos Alberto Moresco encerrou o encontro que marca sua despedida da presidência do IGA, ao declarar que espera que o próximo presidente dê continuidade aos trabalhos.
O Comitê Técnico-Científico do IGA realizou sua 8ª reunião extraordinária na última sexta-feira, 23 de setembro, na sede do Instituto. Em destaque, a apresentação dos resultados da safra 2021/2022 com os 145 protocolos realizados no período.
A disseminação do IGA em nível nacional, seu reconhecimento acerca dos laboratórios e experimentos e a importância da divulgação e disseminação da informação dos trabalhos feitos nos campos experimentais do Instituto também entraram em pauta. Presidente do IGA, Carlos Alberto Moresco aproveitou a oportunidade para informar a parceria do Instituto com a Aprosoja/GO, na qual os associados da Aprosoja/GO terão a mesma tabela de preços dos serviços que o associados do IGA.
Perto do produtor
A aproximação cada vez maior do IGA com os produtores recebeu atenção especial. Para os agricultores que compõem o Comitê, essa aproximação é fundamental por oferecer um espaço para pesquisas que, na ausência do IGA, seria muito limitado se ficasse restrito às fazendas.
As rodadas técnicas, conhecidas como “giro nas fazendas”, também foram ponto positivo na avaliação do Comitê, por oferecer a oportunidade de escutar toda a equipe da fazenda e captar suas necessidades gerais. Integrante do CTC e gerente do Grupo JHS, Elias Hill sugeriu a realização de reuniões com novos produtores de outras culturas para que o IGA possa se expandir e diversificar.
Diretor executivo do Instituto, Dulcimar Pessatto Filho explica que o IGA tem investido na estruturação das equipes de pesquisadores para que possam estar cada vez mais perto das demandas dos produtores. A nova estruturação de cada área de pesquisa, com a inclusão de um pesquisador trainee, é um exemplo.
Pesquisadora em fitopatologia, Lais Fontana ressaltou os resultados das publicações que têm atingido o nível nacional e buscas de interessados de outros países. Ressaltou ainda a importância da informação do IGA em chegar a diversos produtores, do menor ao maior.
Carlos Alberto Moresco encerrou o encontro que marca sua despedida da presidência do IGA, ao declarar que espera que o próximo presidente dê continuidade aos trabalhos.