Amostras foram colocadas no microscópio e transmitidas no telão de evento.
O manejo de nematoides é uma das principais ações para garantir uma boa produtividade na agricultura e atrai cada vez mais a atenção de produtores no Brasil. Pensando nisso, a pesquisadora em nematologia e fitopatologia do IGA, Lais Fontana, partiu para o município de Campo Novo do Parecis-MT, onde abordou manejo de nematoides em soja, milho e algodão a produtores locais e suas equipes. A iniciativa é parte de uma parceria entre as empresas Amaggi Distribuição e a FMC.
O ponto alto da palestra foi um exercício didático realizado junto com o Comando de Nematoides da FMC, o qual extraiu amostras de solos das áreas de produtores participantes do encontro. Essas amostras foram colocadas no microscópio e transmitidas ao vivo no telão do evento, mostrando quais e quantos nematoides estavam presentes em cada amostra.
“Por mais que ofereçamos dados e resultados de pesquisas, esse exercício foi fundamental para que os produtores visualizassem os nematoides em suas próprias propriedades, gerando uma consciência de que o manejo é importante em todas as propriedades e que ninguém está isento dos efeitos dos nematoides”, frisa Lais.
O IGA desenvolve uma série de pesquisas e testes de eficiência de nematicidas químicos e biológicos. Para saber mais, acesse o site www.iga-go.com.br ou baixe o aplicativo no seu celular.