
23/02/2023
A Seapa sediou na quarta-feira, 15 de feveiro, a primeira reunião oficial da Comissão de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas do Estado de Goiás (GoSolos). Com a presença de representantes de 11 entidades, a reunião teve como objetivo avançar na proposta de atualização dos parâmetros de adubação, fertilização e correção dos solos goianos.
A criação da comissão atendeu a um pedido de entidades de ensino e pesquisa, e o colegiado foi instituído pela Portaria nº 455, de 5 de dezembro de 2022, da Seapa, no âmbito do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agropecuário (Condra).
Fazem parte da comissão: Seapa, Emater, Embrapa Arroz e Feijão, IF Goiano, UEG, IFG, UFG, IGA (Instituto Goiano de Agricultura), Ifag, SFA/Mapa e o Núcleo Regional Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Ciências do Solo (SBCS/CO). Também estiveram presentes representantes da Fapeg, PUC-GO e Iabs.
O IGA esteve representado pelo pesquisador de fitotecnia e solos, Dr. Antônio Jussiê da Silva Solino. O grupo discutiu propostas para atualização das referências de trabalho com solo em Goiás, mobilizando pesquisadores para, a partir de novos dados, produzir um documento que sirva de referência para o agro goiano, de forma mais precisa e com dados ajustados à realidade do estado.
A partir do primeiro encontro de trabalho, foi instituída a coordenação técnica para formatação do projeto, para a definição de culturas de interesse do estado e feita a formação de subcomitês para responsabilização por cada uma delas. A Comissão também definiu um cronograma de trabalho e, com os novos dados a serem gerados, a expectativa é de aumento da produtividade das lavouras goianas contribuindo com o desenvolvimento econômico e social.
*Fonte: Seapa