
19/12/2022
A solenidade de posse ocorreu durante o jantar de confraternização na quinta-feira, 15 de dezembro, em Goiânia.
Após seis anos à frente da Agopa e do IGA, Carlos Alberto Moresco passou a faixa ao novo mandatário das duas entidades. Haroldo Rodrigues da Cunha foi oficialmente empossado presidente da Associação Goiana dos Produtores de Algodão e do Instituto Goiano de Agricultura para o biênio 2023-2024. A solenidade de posse ocorreu durante o jantar de confraternização na quinta-feira, 15 de dezembro, em Goiânia. Na ocasião, foi possível revisitar as principais iniciativas para a agricultura e, mais especificamente, a cotonicultura goiana durante os anos da gestão encabeçada por Moresco. Destaque para a criação e desenvolvimento do IGA, que em cinco anos se tornou um ponto de referência na validação e transferência de tecnologias aos profissionais do campo. Outros projetos do Instituto, como as biofábricas e os laboratórios de nematologia, entomologia e microbiologia também tiveram papel fundamental para que o IGA alcançasse visibilidade e representatividade no setor.
Por sua vez, a Agopa foi evidenciada pela recente conquista da ISO 17025, a certificação do Programa Nacional de Classificação de Algodão (Mapa) e os investimentos no laboratório de classificação da fibra, entre outras ações. Homenagens de despedida e declarações de boas-vindas compuseram o contexto solene.
Em sua fala de despedida, Carlos Alberto Moresco relembrou seus primeiros dias à frente das instituições, em 2017, com projetos em andamento e a construção da equipe do IGA, ainda em fase de construção. Lembrou ainda dos esforços para manter ativos os trabalhos durante a pandemia. “Foram 2 anos difíceis em que procuramos levar nosso conhecimento aos produtores em meio às restrições impostas pela Covid-19”, recorda.
Moresco deu destaque especial ao desenvolvimento das pesquisas realizadas no IGA, buscando respostas para alcançar produtividades cada vez maiores, sem interesses comerciais que não sejam os do produtor. “Nossas equipes vão às propriedades apresentar os resultados e buscar as principais demandas”, explica.
Em seu discurso de posse, Haroldo Rodrigues da Cunha destacou o trabalho feito por Carlos Alberto Moresco e os demais integrantes da Diretoria, enaltecendo as ações que levaram o setor a crescer e conquistar cada vez mais mercados. Ele lembrou que, em 2004, quando foi presidente da Agopa, o Brasil consumia 700 mil toneladas de algodão/ano, montante que permanece até hoje. “Não fossem as iniciativas da Abrapa, em parceria com as estaduais e os produtores, para ganhar mercados, o setor estaria estagnado.”
O evento contou com a presença do secretário de Agricultura de Goiás, Tiago Mendonça e da deputada federal eleita por Goiás, Marussa Boldrin, além de líderes de entidades representativas do agronegócio, produtores, traders, parceiros, equipes e convidados. A deputada espera que a nova diretoria continue a valorizar a pesquisa agrícola. “Ela nos leva a patamares maiores de produtividade e sustentabilidade”, considera.
Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, Júlio César Busatto reforçou a necessidade de união entre os produtores, começando pelas associações estaduais e Abrapa. “O que nos trouxe até aqui e fez do algodão brasileiro um sucesso mundial foi mostrar as vantagens da nossa produção, seja em qualidade ou sustentabilidade. Temos uma grande oportunidade pela frente”, salienta.
Presidente do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), Alexandre Pedro Shenkel lembrou da participação de Moresco dentro do Conselho da entidade. Destacou a integração entre a Agopa e as instituições nacionais da cotonicultura e do agro em geral. “Vocês entregam conhecimento desenvolvido em Goiás para todos nós do Brasil”, diz, lembrando o trabalho no processo de automação de rastreabilidade no sistema RFID, e das missões internacionais que participaram em conjunto. “Temos este privilégio de conviver entre associações e ter a sua entrega frente a nossos desafios”, afirmou.
Shenkel também se referiu ao novo presidente da Agopa e do IGA, Haroldo Cunha, destacando o trabalho dentro da Agopa e do IGA. “Haroldo, você já foi presidente da Agopa, da Abrapa, transformou o setor algodoeiro do Brasil no comando do IBA e agora aceitou este desafio novamente. Conte conosco!”, finalizou.
Gerente de vendas do grupo FMC, Vinícius Faria vê a transição do comando como positiva. “Haroldo tem experiência e vontade para fomentar a cultura, gerando expectativa para o aumento de área plantada com algodão”, frisa.
Presidente da Aprosoja-GO, Joel Raragnin ressalta a parceria da Agopa e do IGA e com o setor da sojicultura. “Compartilhamos participações em eventos, projetos e estamos dentro da Casa do Algodão. Somos entidades que contribuem mutuamente umas com as outras”, diz.
Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça declara que os produtores de algodão de Goiás são uma referência para todo o agro. "Haroldo vai conduzir essas instituições para que a cadeia produtiva ganhe mais espaço”, resume.
Por sua vez, o superintendente da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Donalvam Maia considera a cotonicultura um setor diferenciado dentro do agro. “Este propósito que vocês seguem reflete em toda a cadeia produtiva. Todos temos que agradecer pelo trabalho desenvolvido por vocês”, enfatiza.
Haroldo Cunha seguirá no comando da Agopa e do IGA até o final de 2024.
A nova Diretoria da Agopa para o biênio 2023-2024 é a seguinte:
Presidente – Sr. Haroldo Rodrigues da Cunha;
Vice-presidente – Sr. Carlos Alberto Moresco;
Vice-presidente – Sr. Marcelo Jony Swart;
1º Secretário – Sr. Marcelo Peglow;
2º Secretário – Sr. Gabriel Bindewald Schlatter;
1º Tesoureiro – Sr. Paulo Kenji Shimohira;
2º Tesoureiro – Sr. Cassio Sitta;
Diretor Executivo – Sr. Dulcimar Pessatto Filho.
CONSELHO FISCAL
Titulares: Morelos Thiago Verlage Mesquita, Sandra Marina Paschoaletti e Roland van de Groes;
Suplentes: 1º Suplente – Luiz Renato Zapparoli; 2º Suplente – Rogério Vian; e 3º Suplente – Dalmo Sávio Martins Pereira.
CONSELHO CONSULTIVO
Adair Marques dos Santos, Paulo Kenji Shimohira, Marcelo Jony Swart, Luiz Renato Zapparoli e Carlos Alberto Moresco.
NÚCLEOS REGIONAIS
Núcleo Palmeiras de Goiás, Turvelândia e Britânia, Sr. Antônio Rondon Pereira Lima.
Núcleo de Rio Verde, Caiapônia e Montividiu, Sr. Marcelo Jony Swart.
Núcleo Chapadão do Céu, Sr. Ronan Barbosa Garcia Júnior.
Núcleo Itumbiara, Goiatuba e Morrinhos, Sr. Leonardo Tadashi Mano Shimohira.
Núcleo Cristalina e Luziânia, Sr. Morelos Thiago Verlage Mesquita.
Núcleo Mineiros, Jataí e Perolândia, Sr. Volmir Antônio Maggioni.
A nova Diretoria do IGA eleita para o biênio 2023-2024 é a seguinte:
Diretor Presidente - Haroldo Rodrigues da Cunha;
1º Vice-Presidente - Carlos Alberto Moresco;
2º Vice-Presidente - Marcelo Jony Swart;
1º Secretário - Marcelo Peglow;
2º Secretário - Gabriel Bindewald Schlatter;
1º Tesoureiro - Paulo Kenji Shimohira;
2º Tesoureiro - Cassio Sitta.
CONSELHO FISCAL
Conselheiros efetivos
Morelos Thiago Verlage Mesquita;
Sandra Marina Paschoaletti;
Roland van de Groes.
Conselheiros suplentes
1º SUPLENTE Luiz Renato Zapparoli.