
20/09/2022
Objetivo é conhecer melhor as estruturas do envolvidos e iniciar conversas para parcerias.

Equipes do IGA e da Embrapa compartilharam experiências sobre o desenvolvimento de bioinsumos e seu uso cada vez maior na agricultura. O encontro ocorreu no dia 15 de setembro, na sede da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás.
Responsável Técnico da Gestão do Laboratório de Bioinsumos da Embrapa Arroz e Feijão, Marcio Cortes explica que a ideia do encontro era fazer com que o IGA soubesse o que a Embrapa está desenvolvendo, que tivesse uma noção mais ampla dos trabalhos com biosinsumos e iniciar conversas para parcerias.
Marcio apresentou a unidade da Embrapa, a começar pelos 6 laboratórios da unidade. Depois, acompanharam palestras sobre manejo e bioinsumos com pesquisadores da estatal. “Foi uma visita superproveitosa. Importante conhecermo-nos em loco para podermos discutir parcerias técnicas”, diz.
A equipe do IGA foi coordenada pelo pesquisador em entomologia do IGA, Robério Neves, acompanhado do pesquisador em fitotecnia e solos do instituto, Antônio Jussiê. Também participaram a analista pesquisa em biotecnologia Lidiane dos Santos e assistente de pesquisa em biotecnologia, Francisco Vicente Costa.
Para Robério, foi uma recepção muito rica em conhecimentos agronômicos com o uso de biológicos no sistema. “Conhecemos a unidade e nos apresentaram as principais linhas de pesquisa, com resultados práticos e aplicáveis no campo”, comenta, ao agradecer os pesquisadores que explicaram as linhas de pesquisa: Adriane Wendland; Enderson Ferreira; Adriano Nascente; Eliane Quintela e Marcio Côrtes. “Acreditamos que o primeiro passo foi dado, agora é estreitar as relações e continuar pesquisando no campo o uso de biológicos para que os resultados possibilitem aos produtores produzir com sustentabilidade”, finaliza Robério.